quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Desportistas se despediram de Ubirajara na manhã desta terça-feira


Após 7 meses de luta contra um câncer o desportista Antonio Maia da Silva, vulgo Ubirajara, 72, faleceu na noite deste domingo 12, na cidade de Mossoró-RN. O mesmo havia realizado uma cirurgia de vesícula, onde foi constatado um câncer de pâncreas, não resistindo e vindo a óbito.
Ubirajara como era conhecido, Flamenguista roxo, além de agricultor era apaixonado por futebol, dedes muito cedo se destacava em campeonatos municipais, após deixar as atividades como jogador, passou a comandar times de futebol na cidade de Itaú-RN.

Exerceu a função de técnico em diversas modalidades, Futasal, Handbol e Futebol, sempre se dedicou a essa paixão.
De acordo com informações colhidas pela reportagem do Cidade News, na pessoa de Batista Paiva, também, amante do futebol local, declarou a reportagem que “Itaú perdia um grande desportista nato. Ubirajara começou como jogador de futebol nos anos 50 ou 60, depois tornou-se técnico e passou mais de 20 anos com o flamengo (time comandado por ele na comunidade) andou a região oeste todinha”, declarou.
Ubirajara lado direito da Foto (cocora)
Arquivo da Família


Batista Paiva ressaltou a falta de apoio ao futebol amador no interior do Rio Grande do Norte, declarando a nossa reportagem que o mesmo, tirava a contribuição do seu próprio bolso, para poder levar o time para as cidades vizinhas, como por exemplo, na compra de gasolina para abastecer o veículo de levaria a sua equipe.
O entrevistado observou a pontualidade em que Ubirajara tinha, quando era marcado o horário do jogo, dizendo: “Ele chegava no campo de futebol de 1 da tarde e o jogo só começava de 4 da tarde”.
Lindomar Moreira que foi treinado pelo técnico também destacou o importante papel desenvolvido por Ubirajara e sua paixão pelo futebol dizendo que é “uma pessoas que vai ficar na lembrança, o trabalho dele em função do esporte, e vai batalhar por um campo de futebol no município de Itaú-RN, onde o mesmo, seja em homenagem ao técnico Ubirajara pela sua garra e determinação em querer fazer o esporte itauense acontecer”, disse.


O cortejo fúnebre seguiu de seu residência as 7h da manhã para a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, após a celebração de corpo presente, foi sepultado no semitério são Miguel Arcanjo. Amigos e desportista do município, acompanhou o cortejo, inclusive a Banda de Música José Praxedes Fernandes, tendo a frente como Maestro Gildásio.


Outro momento destacado pelos familiares como forma de gratidão, foi o buzinaço promovido pelos atletas em suas motocicletas, fazendo uma homenagem de despedida. Ubirajara nasceu em 15 de outubro de 1939, vindo a falecer aos 12 de agosto de 2012. Deixando, filhos, esposa, genros, noras e netos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário