segunda-feira, 23 de julho de 2012



Paraísos fiscais

Brasil lidera 4ª maior fortuna

Washington. Os super-ricos do Brasil têm o equivalente a um terço do Produto Interno Bruto, a soma de todas as riquezas produzidas do País em um ano, em contas em paraísos fiscais, livres de tributação. É a quarta maior quantia do mundo depositada nestas modalidade bancária.

A revelação foi feita ontem por um estudo inédito, que pela primeira vez chegou a valores depositados nas chamadas contas offshore, sobre as quais as autoridades tributárias dos países não têm como cobrar impostos. O documento The Price of Offshore Revisited, escrito por James Henry, ex-economista-chefe da consultoria McKinsey, e encomendado pela Tax Justice Network, mostra que os super-ricos brasileiros somaram até 2010 cerca de US$ 520 bilhões em paraísos fiscais.

O estudo cruzou dados do Banco de Compensações Internacionais, do Fundo Monetário Internacional, do Banco Mundial e de governos nacionais para chegar a valores considerados pelo autor conservadores. Em 2010, o Produto Interno Bruto Brasileiro somou R$ 3,6 trilhões.

Segundo o diretor da Tax Justice Network, além dos acionistas de empresas dos setores exportadores de minerais, os segmentos farmacêutico, de comunicações e de transportes estão entre os que mais remetem recursos para paraísos fiscais.

Fonte: DN-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário