quinta-feira, 5 de julho de 2012

Pelo menos sete torcedores ficam feridos em confronto com a PM em São Paulo

Torquato foi um dos torcedores com ferimento mais grave: ele recebeu um tiro de bala de borracha na altura do olho (Foto: Rafael Sampaio/G1)
Pelo menos sete torcedores ficaram feridos em confrontos com a Tropa de Choque da Polícia Militar (PM), na noite desta quarta-feira (4), na entrada do estádio do Pacaembu, segundo contagem feita pelo G1.
O primeiro conflito ocorreu por volta das 21h10, antes do início do jogo entre Corinthians e Boca Juniors. Outros dois princípios de tumulto foram registrados por volta das 21h40 e das 23h30.
Por conta de tentativas de invasão da entrada do estádio, e para conter o tumulto da torcida que se aglomerava na Praça Charles Miller, a PM usou bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.
O tenente-coronel Walmir Martini, comandante do policiamento na parte externa do estádio, disse que a origem da confusão deveu-se a “um grupo que já estava esperando do lado de fora para tentar invadir o estádio”. Segundo ele, os torcedores derrubaram uma parte do alambrado para forçar a entrada. “O Choque, infelizmente, teve que agir”, disse. Alguns torcedores pegaram pedras no chão para atirar na direção da polícia.
Ferido na altura do olho
O torcedor Fabiano Torquato, de 34 anos, foi um dos que teve ferimento mais grave. Ele recebeu um tiro de bala de borracha na altura do olho e corre o risco de perder a visão. Ele está internado no Hospital das Clínicas (HC), segundo a Guarda Civil Metropolitana.
Outro torcedor, Fabiano Prado Perco, foi ferido na orelha e na cabeça, durante o confronto com a PM. “A gente vem ver o jogo, não quer confusão, mas os policiais nos agrediram”.
Já o manobrista Euclides Freitas, de 27 anos, mostrava uma marca de pancada de bastão que recebeu de policiais. “Pegaram meu ingresso, eu não consegui entrar”, afirmou.
O funcionário público Laércio José de Oliveira, de 28 anos, foi atendido pelos Bombeiros e teve o rosto enfaixado, após ser atingido por um estilhaço de bomba de efeito moral. “Jogaram uma bomba e ela explodiu na minha cara. Cortou a pálpebra”, reclamou.
900 policiais
Foram montados bloqueios na região do estádio para garantir que só torcedores com ingressos se aproximassem dos portões do Pacaembu. Cerca de 900 policiais, sendo 600 da Tropa de Choque e outros 300 do policiamento de área, fizeram a segurança na hora do jogo, de acordo com o major Celso Lucas.
O G1 identificou um veículo da Tropa de Choque com o vidro estilhaçado. Torcedores usavam camisas amarradas aos rostos e atiravam pedras nos policiais, antes do fim do jogo.
No 7º DP, na região da Lapa, uma briga entre torcedores do Corinthians e do Palmeiras estava sendo registrada, segundo investigadores de plantão. Eles tiveram um desentendimento em um local distante do estádio que os policiais não souberam informar qual era. Eles aguardavam para ser ouvidos, por volta das 2h30 de quinta-feira (5).
Confusão na frente do Pacaembu (Foto: Rafael Sampaio / G1)
Houve pelo menos 128 apreensões de bebidas alcoólicas, alimentos e refrigerantes vendidos ilegalmente na entrada do estádio, segundo o supervisor da fiscalização da Subprefeitura da Sé, José Lang. Quatro veículos usados pelos ambulantes também foram apreendidos.
O clima de confronto apaziguou com o fim do jogo, quando a torcida do Corinthians comemorou a vitória e permaneceu na entrada do estádio até a 1h30 desta quinta. Torcedores ainda permaneciam no local e outros dormiam na entrada das estações de metrô Barra Funda e Marechal Deodoro.
Fonte: G1

Corintianos são atropelados durante comemoração na Zona Leste de SP


Carro capotou após atropelar torcedores corintianos (Foto: Luiz Guarnieri/Brazil Photo press/AE)
Pelo menos dez pessoas foram atropeladas no início da madrugada desta quinta-feira (5) na Zona Leste de São Paulo, enquanto festejavam o título do Corinthians na Libertadores.
Os atropelamentos ocorreram na região da Praça Sílvio Romero, no Tatuapé, reduto tradicional de corintianos.
Os dez feridos foram levados para atendimento médico de urgência. Segundo a Polícia Civil, ao menos dois deles estão internados em estado grave.
Não há ainda informações sobre as circunstâncias dos atropelamentos. O motorista foi agredido e precisou ser socorrido. Ele foi detido com outras três pessoas que estavam no veículo – todos foram levados para o 30º Distrito Policial, no Tatuapé.
Confusão na Paulista
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que as câmeras de monitoramento flagaram uma confusão na esquina da Avenida Paulista com Rua Peixoto Gomide, onde vidraças de alguns imóveis foram quebradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário